sexta-feira, 24 de outubro de 2008

I'm back

Depois de meses sem postar (nem me atrevo mais mensurar quantos dias extamente não posto nada aqui), cá estou mais uma vez.

Tive muita vontade de escrever hoje. Principalmente após ficar quase 2 horas presa no trânsito de São Paulo, isso realmente me deixou 'revoltada'. A situação está cada vez mais caótica. A cada dia o trânsito da cidade bate um recorde; a cada dia são despejados nas ruas dezenas de automóveis.

Na madrugada de ontem para hoje, uma carreta tombou na Marginal Pinheiros, causando um trânsito de 181 quilômetros. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, de 2005 a 2007, o tempo perdido em congestionamentos na cidade cresceu em média 15% ao ano. De janeiro a maio deste ano, o índice chegou a 18%, o que indica, na projeção para 2008, um aumento de 22%.

Essa piora vem na esteira de um boom de crédito fácil, que fez explodir as vendas de automóveis. No primeiro trimestre, bancos e financeiras empregaram R$ 120 bilhões no crédito para compra de veículos, pouco menos que o triplo do volume total de 2004 (R$ 42 bilhões). O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) emplaca por dia no município de São Paulo cerca de 800 veículos. Espero que com essa crise, esse número caia drasticamente.

Na mesma pesquisa, a fundação tinha previsto que São Paulo atingiria o estágio de colapso, de paralisia quase literal, em fins de 2012 ou janeiro de 2013. Agora, com os dados assustadores do início do ano em mãos, a fundação antecipou a previsão. Se nada for feito, São Paulo vai parar em fins de 2011.

É tempo, é saúde, é sono, é trabalho, é diversão, é descanso, é qualidade de vida, é VIDA que se perde no trânsito. O trânsito de São Paulo está cada vez pior, e TEMOS que admitir isso. Por favor, não me olhem com olhos tortos quando digo que pretendo sair da cidade. Acho que "o bom de viver, é estar vivo", como diz Hebert Vianna. E o trânsito paulistano nos mata um pouquinho a cada dia...

2 comentários:

Fer Martins disse...

Juro que se a Marta estivesse eleita e tivesse wi-fi e segurança em todos os lugares, cv teria feito esta pesquisa e este post nessas duas horas de transito, potencializando seu tempo!

Luccannus - Jesum Christum est semper! disse...

Espero que a Marta ou o Kassab, ao ser eleito(a) pare de se preocupar com coisas inúteis tais como a rede wi-fi geral proposta pela Marta, por exemplo, e passem a se preocupar com coisas sérias, que tocam mais diretamente o povo, como o trânsito, por exemplo - sem contar educação, segurança, saúde...
Eis uma das razões que não voto em Marta: afirmar, alegre e contente, que vai gastar milhões de reais para disponibilizar rede wi-fi grátis, enquanto existem mendigos em São Paulo, enquanto milhares de cidadãos são analfabetos, enquanto há desempregos e falta de segurança, hospitais sem equipamentos e pessoas morrendo nas filas, trânsitos totalmente desorganizados, índices de poluição altíssimos... Que a Marta me desculpe, mas o projeto dela é inviável por conta das necessidades reais da massa cada vez mais crescente em São Paulo.
Bem, tal assunto é por demais complexo e acho bom eu parar por aqui, pois meu objetivo é fazer um pequeno comentário e não escrever um livro.

Beijão. Fique com Deus, na Paz.
__________________________

Visita o meu? http://horateologica.blogspot.com/